Informática para concursos

Este é o primeiro tutorial de uma série que irão tratar sobre noções básicas de informática, bem como conceitos sobre o mundo tecnológico. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: Computação, Microinformática, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional, serviços de Internet. Alguns exercicios retirados de concursos irão fazer parte desses tutoriais.

Tutorial 1 - Introdução a informática

Muitos candidatos imaginam que podem deixar esta matéria para o final, que a mesma não tem muito peso. Ás vezes temos fortes conhecedores da disciplina de direito ou português ou contabilidade e que não sabem nada de informática e acham que poderão aprender esta matéria em quinze ou trinta dias. É um engano cruel. Informática, como qualquer outra disciplina necessita de um certo tempo de dedicação para amadurecimento de idéias. Dedique a ela pelo menos uma hora por dia, o que não é muito. Lembre-se que em muitos concursos é necessário uma nota mínima para cada disciplina, independente do total de pontos.

INFORMÁTICA é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores. A necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores, que tratam informações de maneira automática.

HARDWARE – Que consiste na parte física do computador, é a parte palpável, aquela a qual podemos tocar e ver, o equipamento propriamente dito, incluindo os periféricos de entrada e saída, ou seja, o hardware é tudo o que pode ser visto e tocado e, como toda máquina, não possui inteligência e não funciona sozinha, necessita de um comando de lógica para entrar em operação, é necessária assim a intervenção humana para fazê-lo funcionar.

SOFTWARE – Consiste em cada conjunto de instruções necessárias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que irão funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executa-las.

Resumindo:

•Hardware = é o equipamento.
•Software = é o programa.

COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR

O computador é formado por algumas partes simples: um gabinete e alguns periféricos. O gabinete contém todos os principais componentes de um sistema de computador, que permite a ele processar e armazenar informações. O periférico é qualquer hardware anexado a um computador, como uma impressora, um teclado ou um monitor de vídeo. Os equipamentos básicos (ou principais módulos) que compõem um computador ou sistema de computação (ou hardware de uma máquina) são divididos em três categorias ou partes fundamentais:

Esses equipamentos são agrupados em duas partes distintas: uma, a Unidade Central de Processamento (CPU) ou Unidade de Sistema, onde realmente ocorre o processamento de dados; e a outra, os Periféricos, que são os equipamentos eletrônicos ou eletromecânicos necessários à entrada e/ou saída de dados.

Esses agrupamentos formam e definem a divisão primária de um computador, por isso são considerados componentes básicos.

A relação entre os dois componentes básicos do computador resulta no esquema abaixo conhecido como “ARQUITETURA DE VON NEUMANN”, este nome foi dado em homenagem a seu inventor, que definiu a arquitetura do computador como sendo ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAÍDA:


Entrada (unidades de entrada)
Saída (unidades de saída)
Processamento (UCP e memória)


1. Unidades de Entrada
Unidades ou Dispositivos de Entrada de Dados: recebem dados, convertendo-os para sinais eletrônicos que o computador pode manipular, e os enviam à UCP. (Mouse, teclado, scanner, etc.)

2. Unidades de Saída
Unidades ou Dispositivos de Saída de Dados: convertem sinais eletrônicos que o computador manipula em símbolos que podemos entender, como letras e números. (Impressora, monitor de vídeo)

Unidades ou Dispositivos de Entrada/Saída de Dados: possibilitam ao computador receber e enviar informações. (Ex: modem)




3. Unidades de Processamento

CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) ou processador: conjunto de circuitos eletrônicos que manipula dados de entrada, transformando-os em informação desejada. É o componente que executa as instruções no computador (é o "cérebro" do computador).

Memória RAM(RANDOM ACCESS MEMORY) (memória principal ou de trabalho): é associada á CPU. Armazena temporariamente (é volátil) dados e instruções (programas) utilizados pela CPU.

Memória Secundária ROM(READY ONLY MEMORY) (memória auxiliar ou de armazenamento): são os meios de armazenamento permanente de dados e programas, em unidades separadas do computador (HD, Disquete, CD-ROM).



REPRESENTAÇÃO DA INFORMÁTICA

Byte
8 bits
2^0
1 caracter

Kb (quilobyte)
1024 bytes
2^10
1.024 caracteres

Mb (megabyte)
1024 Kb
2^20
1.048.576 caracteres

Gb (gigabyte)
1024 Mb
2^30
1.073.741.824 caracteres

Tb (terabyte)
1024 Gb
2^40
1.099.511.627.776 caracteres

Exemplos:
- Uma carta com 3.072 letras corresponde a 3 Kilobytes.
- Uma carta com 6 Megabytes corresponde a 6 milhões de caracteres

UNIDADES DE ARMAZENAMENTO

Unidades de disquete: capacidade de 1.44Mb.
Unidades de Zip-drive: capacidade de 100 ou 250Mb.
CD-ROM R: capacidade para 650Mb.
CD-ROM RW: capacidade para 650Mb. (a indicação RW(Read/Write) quer dizer que o disco é regravável)
DVD-ROM: capacidade de 4.7Gb.
HD DVD: capacidade de 15 GB.
Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade, com capacidade de 25GB.
Winchester (HD - Hard Disk): capacidade varia de acordo com a tecnologia. Atualmente está em torno de 120GB a 1TB. É uma unidade não removível. Existe versões portaveis que usão tecnologia USB.
Pen Drives: utilizão mermoria flash - capacidade varia de 1GB a 32GB
Memória flash é uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), desenvolvida na década de 1980 pela Toshiba, cujos chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação... http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash


EXERCICIO(S) DO ASSUNTO

Informatica Prova 1 TRF 2005
44 - A memória virtual é um recurso de armazenamento temporário usado por um computador para executar programas que precisam de mais memória do que ele dispõe. Em relação ao uso e gerenciamento da memória virtual de um computador com o sistema operacional Windows é correto afirmar que:

a) para cada 2 Kbytes reservado em disco para uso como memória virtual, o sistema irá utilizar apenas 1 Kbyte para armazenamento devido às diferenças entre palavras de 16 bits e 32 bits existentes entre a memória RAM e o HD.
b) o espaço reservado em disco para uso como memória virtual deverá estar localizado somente na raiz da unidade de disco na qual está instalado o sistema operacional.
c) quando o computador está com pouca memória RAM e precisa de mais, imediatamente, para completar a tarefa atual, o Windows usará espaço em disco rígido para simular RAM do sistema.
d) o despejo da memória do sistema quando ocorre em memória virtual permite que o sistema se recupere do erro sem ser reiniciado.
e) ao se reduzir as configurações de tamanho máximo ou mínimo do arquivo de paginação, não será necessário reiniciar o computador para que as alterações sejam efetivadas.

Resp: "C"

0 comentários:

Postar um comentário